Quantos administradores existem no Brasil?

Quantos administradores existem no Brasil?

E aí, você arrisca algum palpite?

Que o número de Administrador no Brasil vem crescendo nos últimos anos, disso ninguém duvida. A Administração é uma das carreiras mais procuradas pelos jovens que estão ingressando nas universidades.

Muito se deve ao seu caráter amplo de atuação, que oferece ao estudante a possibilidade de se especializar em uma área específica, de acordo com seu interesse. E, claro, pelo número gigantesco de empresas que existem no Brasil.

Mas afinal, quanto são realmente os profissionais formados em Administração em nosso país? Em quais estados eles estão distribuídos? Abaixo você confere as respostas a estas perguntas:

Segundo o último levantamento realizado pelo CFA – Conselho Federal de Administração, juntamente com os CRAs – Conselhos Regionais de Administração, a situação dos Administradores registrados em Julho de 2014 era a seguinte:

Resumindo, atualmente, o Brasil possui mais de 390 mil Administradores registrados no Sistema CFA/CRAs, entre pessoas físicas e jurídicas.

E este número só aumenta!

Mas é preciso lembrar que a pesquisa só considerou os Administradores registrados. Ou seja, ela não incluiu os Administradores recém-formados que ainda não realizaram o seu registro, bem como os profissionais formados que não se registraram por não atuarem como Administradores.

Ainda segundo a pesquisa, o estado de São Paulo é o que mais possui Administradores registrados, com 63.463 (PF) e 7.811, seguido pelo Rio de Janeiro, com 46.451 (PF) e 5.201 (PJ). Minas Gerais aparece em terceiro.

Estudantes de Administração

Além de evidenciar o amplo crescimento da área de Administração no Brasil, esta pesquisa liga o alerta para a alta concorrência no mercado, mostrando cada vez mais que a especialização e desenvolvimento profissional são peças-chave hoje em dia.

Segundo dados do Censo da Educação Superior, realizado em 2012, o curso de Administração teve 833.042 matrículas somente naquele ano. Estes dados consolidam o curso superior em Administração como o mais procurado do Brasil.

Estima-se que, no Brasil, existam mais de 1.500 cursos superiores de Administração, que formam, por ano, mais de 114 mil Administradores.

Portanto, Administradores, foquem em suas carreiras e busquem maneiras de se destacarem no mercado. A concorrência está grande!

 

Fonte: Gustavo Periard, de sobreadministracao.com

Próxima Postagem:
Postagem Anterior:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *