Mitos e verdades sobre a carreira em Administração

Mitos e verdades sobre a carreira em Administração

Por exemplo: é realmente preciso saber lidar com pessoas para seguir carreira na área.

Segundo especialistas de consultorias de recrutamento, das 10 carreiras que estão em alta em 2015 (Gerente/Diretor de planejamento financeiro; Gerente de planejamento tributário; Gerente ou Diretor de compliance e controles internos; controller; Diretor financeiro/CFO; CEO para novas empresas de médio porte; Especialista em turnaround; Advogado especializado em compliance e ética; Advogado tributarista; e Advogado trabalhista), 50% podem ter formação em administração.

A área é conhecida por muitos estudantes como abrangente, fácil de ingressar e é também vista como um refúgio para aqueles que, de fato, não sabem qual graduação cursar. Mas a falta de foco e o desconhecimento do curso (disciplinas e áreas de atuação) podem atrapalhar uma futura carreira de sucesso. Abaixo, a coordenadora do curso de Administração do IBMR, Suelly Motta, esclarece os mitos e verdades sobre o curso e fala do mercado de trabalho da carreira de administração.

Mitos

Um dos mitos sobre o curso de Administração é de que os alunos têm emprego garantido ao terminar o curso. É claro que o mercado de trabalho aquecido na área é uma grande verdade e uma grande vantagem para o estudante de Administração. A oferta de estágios é imensa e muitos alunos conseguem estágio já no primeiro período. Entretanto, é muito importante que o estudante fique atento para sua qualificação e suas habilidades, bem como questões comportamentais. Pois a verdade é que ele deve procurar saber como se portar em uma empresa, sendo um profissional comprometido e pró-ativo, como se posicionar diante de dilemas éticos e como desenvolver habilidades como, por exemplo, para falar em público. Isto é essencial para quem deseja, realmente, conseguir e se manter empregado antes mesmo de concluir a faculdade. No IBMR, procuramos desenvolver essas habilidades na disciplina Gestão de Carreiras, em que o estudante tem a oportunidade de analisar sua carreira e projetar seu crescimento, bem como verificar, na prática, como elaborar fazer apresentações para públicos diversos.

Outro mito na Administração é a questão da teoria. Muitos afirmam, devido à prática encontrada dentro das empresas, que no exercício da profissão é tudo bem diferente do que se aprende na teoria. Na verdade, as teorias de administração se originaram de estudos sobre práticas organizacionais. Entretanto, é muito comum que os indivíduos dentro das organizações fiquem tão absorvidos pelo dia a dia e pelas urgências que se apresentam que, muitas vezes, se esquecem de consultar ou relembrar a teoria e verificar, na fonte, qual decisão ou prática será mais adequada.

Verdades

Deve-se, realmente, gostar de pessoas

No curso de Administração, o estudante se prepara, acima de tudo, para atuar como um líder, que vai influenciar pessoas para que realizem objetivos traçados, visando o sucesso da organização. Não é possível liderar se não souber lidar com pessoas, entender suas motivações e expectativas. É preciso também saber avaliar com justiça e agir com cautela, pois, muitas vezes, as consequências de atitudes e decisões não são imediatas, mas podem ser fundamentais para o crescimento de um setor ou organização. No IBMR, por exemplo, o aluno tem contato com estas questões logo no primeiro período, na disciplina Psicologia organizacional, e ao longo do curso em outras disciplinas voltadas para Gestão de Pessoas e relacionamento interpessoal.

O estudante de administração precisa investir no estudo de alguma outra língua, além do inglês

Embora o inglês seja fundamental (muitas vezes, até para dar continuidade aos estudos em algum intercâmbio, como é o caso de alunos do IBMR, ou para concluir um MBA no exterior ou um Mestrado aqui mesmo no Brasil), a internacionalização das empresas exige que os Administradores se preparem para ampliar suas possibilidades, dominando mais idiomas como o Espanhol e o Francês.

Contudo, mais importante que dominar outros idiomas é preparar-se para a internacionalidade, que já é uma realidade para qualquer profissional. No IBMR, por exemplo, nossos alunos têm a oportunidade de fazer intercâmbio, estudando em instituições da rede Laureate de outros países, preparando-se para atuar em qualquer empresa ao redor do mundo.

Além do estudo e da prática do idioma, essa vivência amplia a experiência e a formação do estudante, dando-lhe a chance de conhecer valores e experimentar culturas diferentes e ampliando sua visão econômica e profissional, além de capacitá-lo para lidar com a diversidade sociocultural.

O mercado de trabalho para Administração é sempre muito interessante

Na pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), quase 70 % dos Administradores declaram ter carteira assinada, sendo ainda 9% empresários e 8%% autônomos.

Os Administradores exercem, principalmente, funções de gerentes, diretores e presidentes. Afinal, estudam e se preparam para atuarem como gestores. A formação abrangente e eclética, envolvendo disciplinas das áreas de humana e de matemática, também é um diferencial interessante para o estudante de Administração, pois ele tem condições de decidir e opinar, considerando diversos aspectos e consequências para a organização.

Além disso, a formação ampla abre um leque de possibilidades na atuação profissional. No IBMR, o estudante terá contato com disciplinas na área de Gestão de Pessoas, Marketing, Finanças, Produção ou ainda Administração Geral, podendo, portanto, ao longo ou ao final do curso, escolher sua área de atuação profissional.

A faixa salarial varia bastante, de acordo com o porte da empresa, com a qualificação do candidato e com o cargo a ser ocupado.

A última pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração afirma que a maioria dos Administradores recebe entre cinco e 10 Salários Mínimos, e a média salarial do Administrador fica em 11,51 Salários Mínimos.

 

Fonte: administradores.com.br

Próxima Postagem:
Postagem Anterior:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *