IFMA de Santa Inês promove o I Congresso de Administração em novembro

IFMA de Santa Inês promove o I Congresso de Administração em novembro

O SINADMA irá integrar a Mesa Redonda “Gestão estratégica: práticas que promovem sucesso” na abertura do I Congresso de Administração de Santa Inês – CONASI, promovido pelo curso de Administração do IFMA – Campus Santa Inês. O evento acontece de 18 a 20 de novembro e traz como tema “Administração Estratégica: o impacto desta prática nas organizações como vantagem competitiva”, agregando em sua programação palestras, workshops, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e mesa redonda, voltados para as principais estratégias dentro de áreas da administração como marketing, gestão de pessoas, contabilidade, tecnologia da informação e empreendedorismo. Na oportunidade, empresários, acadêmicos e autoridades da região, irão compartilhar suas experiências frente às organizações das quais fazem parte, contando com a presença da Profª Rozinete Pereira como mediadora da Mesa.

O evento foi motivado a partir da percepção da classe empresarial local em que, em sua maioria, são geridas por familiares e de modo empírico, carecendo da aplicação relevante da ciência da Administração para contribuir para o fortalecimento e consolidação da atividade econômica da cidade, com recursos humanos originários da sociedade leiga. Surge nesse contexto a necessidade de um Planejamento Estratégico, onde serão escolhidas as práticas e métodos mais adequados para se sobressair diante de seus competidores, reduzir custos, maximizar lucros e, sobretudo alcançar os objetivos organizacionais. É também uma forma dos acadêmicos de bacharelado em Administração do IFMA campus Santa Inês colocarem na prática aquilo que aprendem nas salas de aula, pois o Congresso é planejado e executado por eles, com o apoio dos docentes e da própria instituição.

Durante quatro anos o curso de Administração do IFMA de Santa Inês realizou Fóruns de Administração e houve a necessidade de aprofundar mais ainda os conhecimentos adquiridos durante a graduação, lançando então, o I CONASI que trará um caráter mais científico e dará a oportunidade de debater e apresentar artigos científicos, elaborados por acadêmicos e professores de administração e de áreas afins, sobre o mercado de Santa Inês e outras regiões do Estado. O objetivo é promover através da integração entre a comunidade acadêmica, a sociedade civil e empresarial a discussão sobre a importância da gestão estratégica dentro de uma organização e difundir a prática da administração por meio da profissionalização da gestão dos negócios e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento econômico, político e social do Maranhão.

A participação da sociedade civil organizada leva, necessariamente, à mobilização social em prol de melhorias coletivas. A organização empresarial, por sua vez, depende em muito da infraestrutura econômica, social e política no contexto da gestão pública. Com a realização do Congresso pretende-se encaminhar as medidas propostas durante o evento para apreciação e considerações do poder público visando à elaboração e implementação de políticas específicas e gerais que disciplinem e ordenem práticas de gestão, que tenham como base as funções elementares da administração como planejamento, organização, liderança e controle de forma sistemática e definitiva, reduzindo os improvisos gerenciais e as políticas improdutivas e ineficazes.

Os interessados em apresentar trabalhos científicos podem conferir o edital no site www.conasiifma.com, e submeter os artigos nas áreas de gestão mercadológica, gestão de pessoas, gestão ambiental e responsabilidade social, empreendedorismo, pesquisa operacional, gestão pública, comércio eletrônico e gestão estratégica. Após o término do período de inscrição, os trabalhos passarão pela avaliação da comissão científica, que em cumprimento ao prazo estabelecido no edital divulgará os artigos selecionados.

O evento é uma parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Santa Inês, com a Pró-reitoria de Extensão – PROEXT, a Pró-reitoria de Ensino – PROEN, o SEBRAE, a CDL, a Associação Comercial, o Lions Clube, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia, o Banco do Brasil, o Bradesco, dentre outras diversas empresas e instituições localizadas na região.

Próxima Postagem:
Postagem Anterior:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *