Futuro da Administração é debatido por representantes dos negócios maranhenses e entidades de classe

Futuro da Administração é debatido por representantes dos negócios maranhenses e entidades de classe

Conversar sobre o futuro da administração e o atual quadro da profissão foi o objetivo da mesa de debates realizada durante o lançamento dos cursos de graduação da Faculdade de Negócios – FAENE, nesta terça-feira (25). Participaram da discussão o presidente do SINADMA, Pierre Januário, a presidente da ACM-MA, Luzia Rezende, o candidato à presidência da ACM-MA, Felipe Mussalém, o presidente da AJE-MA, Jurandy Theóphilo, a coordenadora do curso de administração da UFMA e representante da ABRH – seccional Maranhão, Adriana Araújo, o coordenador Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, Dr. Walter Nunes, o conselheiro regional de administração, João Maurício, representando a Câmara Municipal, o vereador Ricardo Diniz e o diretor de negócios da FAENE, Ricardo Carreira, mediador da mesa.

dsc_4781

“Vivemos em um cenário de incertezas para a profissão com a atual crise financeira que assola o país. É um grande risco, pois a disputa por espaço no mercado tende a ser mais acirrada. Nós administradores, infelizmente, somos reféns desse risco. O que temos visto são os espaços sendo ocupados por outros profissionais que não são administradores e precisamos defender nosso território. As discussões sobre o administrador devem ser recorrentes nas academias e em outros lugares, afinal todos lutamos pela valorização da mesma classe e nossos profissionais precisam estar esclarecidos desses processos de interesse deles”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Administradores, Pierre Januário.

Pierre também falou sobre o Projeto de Lei do Senado nº 439/2015, que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração. “O projeto está em tramitação no Senado Federal, de autoria do Senador Donizetti Nogueira, e pode amenizar alguns problemas recorrentes da profissão, como outros profissionais militarem no lugar dos administradores, porém essa lei não soluciona todas as falhas, tanto que ela foi debatida as escuras e não aberta a toda categoria opinar. Se quisermos soluções precisas, temos que unir a classe e debater abertamente as necessidades coletivas”.

dsc_4718

Na oportunidade, Ricardo Carreira apresentou os cursos de graduação, sendo um bacharelado em Administração e um tecnólogo em Logística. “Ao longo de doze anos ofertamos a comunidade maranhense os cursos de pós-graduação e somos a instituição que mais teve matrículas no Estado no ano de 2015 em MBA’s. Temos o orgulho de sermos a primeira faculdade de negócios genuinamente do Maranhão. Hoje é uma grande satisfação e um sonho realizado de trazer os cursos de administração e logística para cá, temos a certeza que formaremos grandes profissionais que irão alavancar e desenvolver nosso Estado”.

Ainda como parte da programação, o professor Sérgio Cutrim ministrou a palestra sobre “O Porto do Itaqui e sua Logística” e lançou o Workshop de Logística e Portuária, que acontecerá no dia 7 de novembro. “Faremos o workshop como uma das atividades do curso de Logística da FAENE, que é uma graduação que oportunizará aos profissionais maranhenses de ocupar os devidos espaços que temos aqui, sem precisar exportar pessoas para preencher vagas no nosso Estado por falta de qualificação”.

dsc_4729

Administração

O curso de Graduação em Administração – Bacharelado, com Regime Seriado Semestral, terá grade curricular de 8 períodos, totalizando 3.880 horas. O profissional tem um leque de possibilidades para atuar no mercado de trabalho, como gestor de empresas (públicas e privadas), ser empreendedor, fazer o desenvolvimento de projetos públicos e privados, ter visão global de negócios, logística, pessoas, finanças, marketing, produção, serviços, projetos e muitos outros.

Logística

Já o tecnólogo em logística pode seguir a área de gestão de logística (suprimentos e transportes), empreendedor, projetos logísticos, ferrovias e etc.

dsc_4849

SINADMA no lançamento da FAENE: O presidente Pierre Januário, entre a secretária (esquerda), Itamar Moraes e a diretora (direita), Maria Inilene Batista.

 

dsc_4695

Da esquerda para direita: Raphael Magalhães (AJE-MA), Rafael Sombra (AJE-MA), Pierre Januário (SINADMA), Isabelle Cristine (CRA-MA), Pablo Zarthur (Seplan), Jurandy Theóphilo (AJE-MA) e Walter Nunes (UFMA).

Próxima Postagem:
Postagem Anterior:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *