Encontro Anual de Lideranças Sindicais discutiu sobre o futuro de São Luís e do país por meio de seminário aberto ao público

Encontro Anual de Lideranças Sindicais discutiu sobre o futuro de São Luís e do país por meio de seminário aberto ao público

Cerca de sessenta administradores, lideranças sindicais, empresários e estudantes participaram do Seminário “O administrador na crise brasileira” realizado no último dia 11, no Grand São Luís Hotel, pela Federação Brasileira dos Administradores (FEBRAD), por meio do Sindicato dos Administradores do Maranhão (SINADMA).

whatsapp-image-2016-11-16-at-12-16-09

Pierre destacou a organização da classe no Maranhão. “Nós precisamos nos unir para nos fortalecer e ser verdadeiros agentes da mudança. É importante este momento em que as pessoas deixaram suas casas e vieram até aqui para discutir o futuro do país, este é o primeiro passo para melhorar. Discutir o futuro dos profissionais da administração é um exercício necessário para garantir o nosso espaço no mercado de trabalho”.

whatsapp-image-2016-11-16-at-12-16-11

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da FEBRAD, Clóvis Matoso, o presidente do SINADMA, Pierre Januário, o secretário de governo do município, Lula Filho – na ocasião representando o prefeito de São Luís –, o coordenador da ação parlamentar do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Ramos, o presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Jurandy Theóphilo e o representante da Câmara Municipal, vereador Ricardo Diniz.

whatsapp-image-2016-11-17-at-09-40-22-1

Na oportunidade, Lula Filho fez uma explanação realista, explicando como funciona a administração pública. “O país todo vive uma crise enorme, inclusive temos 11 estados brasileiros com salários de funcionários em atraso e o município precisa fazer o gerenciamento do capital interno. Neste cenário, é necessário lançar os administradores no mercado, pois eles estão preparados para tal atividade e desta maneira podemos começar a modificar um sistema falido. As empresas buscam resultados, na administração pública não é diferente, o desafio é que os administradores se apossem desse espaço e mostre a força da categoria através da apresentação de resultados”.

Lula falou ainda sobre o papel do administrador na gestão pública. “Precisamos criar uma cultura empreendedora, trabalhar as bases e ser verdadeiros fiscais, sendo, por exemplo, mais rigorosos nas aberturas das faculdades, pois são elas que irão formar profissionais competentes. O administrador tem uma visão assertiva, capaz de otimizar esta situação de crise. O modelo precisa ser mudado, e um administrador crítico e preparado é capaz de fazer esse aperfeiçoamento começando internamente, cortando gastos para administrar a cidade, além de equilibrar contas e criar estratégicas para obter resultados”.

whatsapp-image-2016-11-17-at-09-40-22

A programação também abordou sobre “Neuroempreendedorismo: Como identificar oportunidade de negócios inovadores”, palestra ministrada pelo Dr. Walter Nunes, atual Coordenador do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, “O Administrador e a Era Digital”, facilitada por Itamar Revoredo Kunert, tesoureiro geral da FEBRAD e a “Situação do Brasil para o Administrador: Sistemas CFA/CRA’s e a Lei 439”, tema explanado pelo presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira.

whatsapp-image-2016-11-17-at-09-39-42

Encerrando a agenda, o presidente do SINADMA mediou a mesa “O papel do Administrador na Reconstrução do País”, que teve a participação do presidente da FEBRAD, Clóvis Matoso, o presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira e o empresário maranhense, Raphael Magalhães.

A Estratégica Empresa Júnior de Administração fez a divulgação e convite para a X Semana de Administração da Universidade Federal do Maranhão – SEAD/UFMA, que será realizada no período de 5 a 7 de dezembro de 2016 no Auditório Central da UFMA – Prédio Castelo Branco. Este ano, os debates serão entorno do tema “Qualidade e Produtividade: gerando desenvolvimento para alcançar resultados”, contando com palestras, oficinas e apresentação de artigos. A X SEAD tem o objetivo de complementar a formação acadêmica e permitir o intercâmbio de informações com professores, profissionais e alunos de administração com seus cases de sucesso.

whatsapp-image-2016-11-17-at-09-40-19

O evento fez parte da programação do Encontro Anual de Lideranças Sindicais, que aconteceu pela primeira vez em São Luís. O Seminário foi uma inovação, pois permitiu que outras pessoas pudessem participar do Encontro, todos eles tem direito a certificado de 8h, que poderão ser utilizados como horas extracurriculares. Ao todo, 14 estados brasileiros mandaram representantes para deliberar encaminhamentos para os sindicatos assistidos pela FEBRAD.

Os administradores também se reuniram com o Governador do Estado, Flávio Dino, o presenteando com uma placa de reconhecimento e brindes da Federação.

whatsapp-image-2016-11-12-at-06-39-46

Próxima Postagem:
Postagem Anterior:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *